domingo, 22 de maio de 2011

22 de Maio: aTensãoJAZZ episódio 4

O episódio de hoje abre com Villas-Boas, mais uma vez na sua rubrica televisiva do programa de Rui Martins, a abordar os cantares populares e pregões que se encontram nas mais profundas raízes do que viria a despontar como o Jazz.
O passo seguinte é a vanguarda dos anos 1970 em Portugal, com José Eduardo a falar-nos da sua própria carreira e do Quarteto ARARIPA.
Um contraponto a essas experiências de enntão está na contemporânea de Bernardo Sasseti, cujo interesse e obra o tem aproximado cada vez mais do cinema, prevendo-se tranformações futuras.
Retornando aos tempos conturbados dos 1970s, Paulo Gil tem uma verdadeira anedota para nos contar sobre o JAZZ e a PIDE, a propósito do concerto de Dexter Gordon e o improptu de Charlie Haden...
Jorge Lima Barreto discorre sobre o que ser improvisador em Portugal, falando da sua experiência pessoal, mas cujas consequências terão um papel fundamental.
António Pinho Vargas abre os seus pensamentos e alma não apenas para falar do seu percurso, mas de muitos dos seus fantasmas, preocupações, que mara um artista deixa no mundo e o que o amanhã pode reservar. E é dele os sons de piano que encerram o episódio, do seu concerto na Festa do JAZZ 2009 no São Luiz Teatro Municipal.
São esses sons que também abrem o convite a ver-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário